Pentacam


O Sistema Pentacam (Oculus, Inc.) auxilia a análise da córnea e do segmento anterior do olho de maneira semelhante ao sistema Scheimpflug. Este sistema possui uma câmera rotatória que fotografa o segmento anterior do olho em 360°, em terceira dimensão, em tomadas de até 50 imagens com 25.000 pontos de elevação, em um tempo de dois segundos, sem tocar o olho. Em máquinas fotográficas convencionais, o plano do filme, o plano da lente e o plano do objeto são paralelos entre si e perpendiculares ao eixo óptico, enquanto em máquinas fotográficas que utilizam o sistema Scheimpflug, estes planos não paralelos cruzam em uma linha. É isso que o aparelho Pentacam fotografa ao capturar as imagens das estruturas oculares, e tem a característica de analisar tomográfica e topograficamente o segmento anterior do olho. Com o mesmo é possível realizar topografia corneana, mapa paquimétrico, análise detalhada da câmara anterior, tomografia e densitrometia corneana e do cristalino (diagnóstico da catarata). O exame por imagem, permite analisar por meio do sistema de Scheimpflug a porção anterior do globo ocular e avaliar estruturas como a córnea, o ângulo camerular, o cristalino, a profundidade da câmara anterior. Estes dados podem ser empregados nas diferentes subespecialidades como cirurgia refrativa e de cristalino, glaucoma, córnea (detecção de ceratocone) e alterações que envolvam o segmento anterior dos olhos.
 
A análise topográfica anterior e posterior da córnea (mede as faces tanto do ponto de vista de elevação como de curvatura) fornece diversos mapas como o de elevação com múltiplas referências nos bordos, mapas que consideram a influência da face posterior da córnea, mapas de desvios da potência ceratométrica e diversos programas com mapas padrões e comparativos com diferenciais.
AGENDE SUA CONSULTA
VOLTAR
Sobre o IsoMS Atendendo há mais de 30 anos a região central de Mato Grosso do Sul com serviços oftalmológico, clínico e cirúrgico.
Corpo Clínico Conheça a nossa equipe de médicos oftalmologistas, somos experientes e capacitados para melhor atender.
INFORME-SE MAIS NOVIDADES
25 Setembro 2015

Lios Asféricas

O olho humano não é um sistema óptico perfeito.
12 Agosto 2015

Doenças que podem ser identificadas pelos olhos

Através das queixas do paciente e do exame oftalmológico minucioso, o médico consegue identificar sinais e sintomas que levam a...
12 Agosto 2015

Cuidados básicos com a visão no ambiente de trabalho

O computador pode provocar sérias complicações à visão ao ser usado de forma inadequada, por isso exigem maior atenção e cu...
a