Retina e Suas Doenças


A retina é uma fina camada de células nervosas que recobre toda a porção posterior do olho (cavidade vítrea).  As fibras da retina captam o estímulo luminoso e o conduzem, através do nervo óptico, até o cérebro. É comum comparar a retina ao filme das câmeras fotográficas – ou seja, onde se forma a imagem que iremos enxergar.
 
Normalmente, os problemas na retina não causam dor, e sim uma baixa importante na visão. Doenças relacionadas à idade, como a degeneração macular, provocam redução importante da visão central. 
 
Por ser muito vascularizada, a retina é cenário de complicação de doenças vasculares sistêmicas, como o diabetes e a hipertensão arterial. Nos míopes, que têm olhos grandes, a retina é mais fina e tem maior risco de sofrer um descolamento. Todos esses pacientes devem ser investigados de rotina, com no mínimo um exame de mapeamento de retina, para detectar alterações precocemente e tratá-las prontamente, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento.
 
Algumas doenças de retina são tratadas com laser, aplicação intra-ocular de substâncias anti-inflamatórias ou que reduzem a proliferação vascular e cirurgias. É preciso avaliar cada caso em particular para indicar a terapêutica adequada.
 
AGENDE SUA CONSULTA
VOLTAR
Sobre o IsoMS Atendendo há mais de 30 anos a região central de Mato Grosso do Sul com serviços oftalmológico, clínico e cirúrgico.
Corpo Clínico Conheça a nossa equipe de médicos oftalmologistas, somos experientes e capacitados para melhor atender.
INFORME-SE MAIS NOVIDADES
25 Setembro 2015

Lios Asféricas

O olho humano não é um sistema óptico perfeito.
12 Agosto 2015

Doenças que podem ser identificadas pelos olhos

Através das queixas do paciente e do exame oftalmológico minucioso, o médico consegue identificar sinais e sintomas que levam a...
12 Agosto 2015

Cuidados básicos com a visão no ambiente de trabalho

O computador pode provocar sérias complicações à visão ao ser usado de forma inadequada, por isso exigem maior atenção e cu...
a