Por que problemas de visão podem causar dores de cabeça?


Por que problemas de visão podem causar dores de cabeça? 12 Agosto 2015

É como se o seu cérebro ficasse solto e batesse contra o crânio sempre que você se move. Assim é como as pessoas que sofrem de dores de cabeça muitas vezes descrevem seus sintomas. Milhões de pessoas em todo o mundo – mulheres, homens e crianças – sofrem regularmente de entorpecimento,  pressão dolorosa, ou dores penetrantes que afetam sua concentração no trabalho e na escola. Encontrar uma solução significa melhorar sua qualidade de vida. E isso é frequentemente mais fácil do que a maioria das pessoas pensa, porque uma deficiência visual é muitas vezes a causa das dores de cabeça.

A dificuldade de ver de perto (hipermetropia), em particular, força os olhos causando dores de cabeça. Frequentemente isso ocorre após a leitura ou uso contínuo do computador, isso porque é muito cansativo para pessoas hipermétropes manterem as imagens em foco nítido. Ao tentar ver claramente, o cristalino tem que se ajustar (acomodação). O maior problema é que muitas pessoas são hipermétropes sem saber, porque seus olhos podem compensar isso até um certo grau. O esforço ou a solicitação constante para ver com nitidez provoca dores de cabeça que não são frequentemente vinculadas a problemas com os olhos.

Menos comum, mas também uma causa para as dores, é um estrabismo latente, não diagnosticado. Para ver claramente, as pessoas com estrabismo devem colocar seus olhos sob enorme tensão para mantê-los paralelos.

Os sintomas típicos de dores de cabeça, que podem ocorrer devido à hipermetropia ou a um leve estrabismo, aparecem muitas vezes depois de algum tempo, particularmente após longas sessões de leitura ou longas horas em frente ao computador. Então, se ocorrerem dores de cabeça ou você tiver visão dupla ou sua visão ficar borrada temporariamente, provavelmente é devido a problemas de visão. Um exame de vista completo no oftalmologista pode determinar se a causa é a hipermetropia ou o estrabismo.

A boa notícia é: um óculos perfeitamente adequado com lentes corretivas individualmente adaptadas ao usuário pode corrigir a hipermetropia com resultados ideais. As dores de cabeça serão algo do passado. O estrabismo latente também pode ser tratado com óculos que tenham lentes de prisma.

Fonte: ZEISS Brazil

VOLTAR
Sobre o IsoMS Atendendo há mais de 30 anos a região central de Mato Grosso do Sul com serviços oftalmológico, clínico e cirúrgico.
Corpo Clínico Conheça a nossa equipe de médicos oftalmologistas, somos experientes e capacitados para melhor atender.
INFORME-SE MAIS NOVIDADES
25 Setembro 2015

Lios Asféricas

O olho humano não é um sistema óptico perfeito.
12 Agosto 2015

Doenças que podem ser identificadas pelos olhos

Através das queixas do paciente e do exame oftalmológico minucioso, o médico consegue identificar sinais e sintomas que levam a...
12 Agosto 2015

Cuidados básicos com a visão no ambiente de trabalho

O computador pode provocar sérias complicações à visão ao ser usado de forma inadequada, por isso exigem maior atenção e cu...
a